No mundo dos quadrinhos, algo que já se tornou clichê, é um personagem que morre e volta a vida pouco tempo depois. Hoje, é uma coisa extremamente comum você pensar pensar em morte no universo dos quadrinhos e já surgirem cerca de 05 nomes de prontidão em sua cabeça.

Mesmo com mortos voltando a vida, não como zumbis, poucos “morreram” ou foram dados como mortos tantas vezes quanto nosso avatar da fênix, Jean Grey. Só dela é possível fazer um top 10.

Então vamos lá, quantas vezes a Jean morreu ou acreditaram que ela tivesse morrido nos quadrinhos?

Morreu pilotando um ônibus espacial Starcore em direção a Terra – Fabulosos X-Men # 101 (Outubro de 1976)

Esta é a primeira e breve morte de Jean Grey. Para ajudar os X-Men a escapar da estação espacial Starcore, Jean pilota um ônibus espacial através de radiação letal de um alargamento solar, tentando usar seus poderes para protegê-la. Depois que o ônibus cai na baía, Jean emerge, agora exibindo a aparência de poderes de “Fênix”.

Mais tarde é explicado que Jean foi realmente salva pela força de Fênix, que a deixou sob a água e, usando um elo psíquico, assumiu sua vida. É discutível se houve morte real aqui, mas os exemplos futuros da manifestação da Fênix na Jean exigiram que ela morresse primeiro, então eu posso dizer que é uma confirmação retroativa de que se ela não tivesse morrido, ela não teria se tornado Fênix.

X-MEN 101_01

[nextpage]

Comete suicídio na lua – Fabulosos X-men #137 (Setembro de 1980)

Após a corrupção da Força Fênix na Fênix Negra levando a destruição de um sistema de estrelas habitado, Jean foi julgada pelos Shi’ar pelos assassinatos cometidos como fênix. Durante suas tentativas de ganhar a vida de Jean em um julgamento por combate, Fênix voltou a re-emerge em Jean, querendo assumir a responsabilidade pelas mortes que ela ajudou a causar, então usa seus poderes para ativar armas Shi’ar e vaporiza a si mesma.

Mas, na verdade, esta é realmente uma duplicata de Jean que a Fênix cria e deixa que morre, mas foi considerado ser ela na época, então entra para a lista. Mais tarde foi explicado que o vínculo psíquico de Jean com a Fênix foi o que a levou a se sacrificar.

034

[nextpage]

Apagada da existência por Thanos – Desafio Infinito #1 (Julho de 1991)

A verdadeira Jean, havia voltado viva, em 1986 nas páginas do Quarteto Fantástico #286. Foram apenas 5 anos viva de novo, até morrer em 1991. Depois de adquirir o poder completo das Gemas do Infinito, Thanos apaga metade de toda a vida no Universo para impressionar a Morte. Felizmente, todo mundo fica restaurado mais tarde. Jean foi um dos super-heróis que foram dados como “ausentes”. Não foi uma morte permanente ou longa, mas conta para essa lista.

0055

[nextpage]

Morta pelas Sentinelas de Fitzroy Uncanny X-Men # 281 (Outubro de 1991)

Durante um ataque do Clube do Inferno, os Sentinels de Trevor Fitzroy matam os Hellions e Jean Grey – por sorte, ela transferiu sua mente para Emma Frost antes de entregar o golpe final – os Sentinels declaram seu alvo morto na cena. Jean foi eventualmente transferida para seu próprio corpo por Xavier algumas revistas mais tarde, embora a questão de como, exatamente, você pode transferir uma mente viva em um corpo morto foi ignorada um pouco. Ainda assim, seu corpo estava morto de cérebro, então é considerada uma morte técnica.

20

[nextpage]

A Era do Apocalipse Jean assassinado por Havok X-Men: Omega (Junho de 1995)

É algo alternativo, mas como estamos cientes, isso não foi mera “E se” – a linha do tempo Marvel foi realmente alterada, e, como resultado, Jean teve a oportunidade de morrer de novo. Depois de conectar-se com Ciclope,  Jean foi assassinado por Destrutor nas páginas finais do X-Men Omega em um ataque de vingança contra seu irmão. Pouco depois, Wolverine matou Destrutor, Magneto matou Apocalipse e então bombas atômicas destruíram a maior parte da América antes que a linha do tempo fosse reparada – ou assim parecia na época, porque havia uma minissérie muito mais tarde que revelou um várias coisas novas sobre essa sena que não haviam mostrado antes.

rco029_w_1478676400

[nextpage]

Morta por Wolverine sobre restos do Asteroide M, Novos X-Men #148 (Outubro de 2003)

Depois que Magneto infiltrou os X-Men sob o disfarce de Xorn (sim, isso é o que aconteceu, por favor ignore qualquer material Xorn não escrito por Grant Morrison) ele conseguiu armar contra Wolverine e Fênix sobre os restos do Asteróide M. Quando seu plano não deu muito certo, ele mergulhou o asteroide no sol. Wolverine, tentando poupar Jean o sofrimento de ser queimada viva com a aproximação com o sol, enfiou suas garras através de seu intestino e espinha de Jean. Não é uma morte limpa. A morte de Jean despertou seus poderes de Fênix de novo, e ela foi capaz de levar ambos de volta à Terra para ajudar a enfrentar Magneto…

a20

[nextpage]

Assassinada por “Xorn” (Magneto) Novos X-Men #150 (Dezembro de 2003)

… o que, infelizmente, não terminou bem para Jean. Embora seja discutível se este foi realmente Magneto, graças a algumas bagunças editoriais. Magneto inventou “Xorn” para entrar no X-Men, sabemos que quem quer que ele tivesse sido, ele conseguiu matar Jean com um pulso magnético que lhe deu um golpe maciço.

a32

[nextpage]

Morta SEIS VEZES por Wolverine em A última Canção da Fênix #3 (Abril de 2005)

Quando uma parte ferida da força Fênix faz com que ela vá para a terra, traz Jean de volta à vida para ajudar a se curar. Sentindo o poder de Fênix assumir o controle, ela pede Wolverine para matá-la repetidamente para enfraquecer a Fênix. Ele faz o que ela pede e então a mata seis vezes – inclusive quatro vezes em uma única página. Cada vez que Logan mata Jean a Fênix é capaz de ajudar a ressuscitar Jean quase que imediatamente, mas a entidade está enfraquecida o suficiente para Jean se recuperar sobre ela. Estas são algumas mortes rápidas e seguidas, mas uma morte é uma morte, então aqui podemos contar 6.

22

[nextpage]

Submerge-se no gelo – A Última Canção da Fênix #3 (Abril de 2005)

Esta morte é bastante não espetacular, como Jean se submerge em uma geleira, tentando se matar definitivamente. Mesmo assim, ele não consegue segurá-la, e ela volta mais uma vez. Em A última Canção da Fênix #5, Jean decide que ela ainda não está pronta para voltar à vida. Não está inteiramente claro. Ela não parece morrer no final dessa série, porém desaparece para outro plano de existência, deixando nenhum cadáver, dando a entender que ela ainda está lá fora, em algum lugar.

23

Bom, conseguimos contar 14 “mortes” de Jean Grey nos quadrinhos, o que acharam? Que ela é o Kuririn? Lembra de mais alguma morte ou quer opinar sobre a matéria? Só comentar!