Nem mesmo a Marvel é perfeita em tudo que faz, acredite, fã. Se você gosta de afirmar toda hora o quanto a Casa das Ideias é superior à rival DC Comics, talvez seja a hora de baixar a bola. É fato que a Marvel, juntamente com a Disney, criou um império nos cinemas e revolucionou o modo de consumir franquias, sendo pioneiro em Universos Compartilhados. Nenhum filme da Marvel foi detonado pela crítica em algum momento, ou muito menos foi mal de bilheteria, mas isso não significa que eles são acima da média.

Você já deve estar cansado de ouvir falar da “fórmula Marvel”, e ela talvez não seja um grande problema, mas sem dúvidas impede de algumas coisas novas acontecerem. Doutor Estranho (2016) tentou sair dessa fórmula, tentou inovar, mas todo hora que partia pra uma ideia diferente, era puxado pelas cordas do Mickey pra voltar ao tom que o estúdio deseja para seu público.

Listamos 5 fatores que poderiam ajudar os filmes da Marvel a serem melhores do que já são.

1. Trilhas Sonoras

Talvez a única trilha sonora que você se lembre da Marvel seja a dos Vingadores, muito bem composta e grudenta. Mas, além disso, todos os outros filmes possuem acompanhamento de som genéricos e esquecíveis.

2. Consequências

Qual foi a última vez que alguém importante morreu nos filmes da Marvel ? Loki, Agente Coulson, Nick Fury, Pepper Potts… todos eles foram e voltaram, sem contar o Mercúrio, que apareceu no máximo uns 20 minutos e já se despediu da gente. Guerra Civil tentou trazer o mundo real aos super-heróis, tapando buracos e mostrando o que houve com as pessoas que estavam no meio das lutas enormes dos Vingadores, mas nesse mesmo filme nada de grave acontece.

Digo, os Vingadores se separam, mas logo após o Steve Rogers está mandando cartinha pro Tony Stark, como se nada tivesse acontecido. Quem sabe no filme do Homem-Aranha não matem algum interesse romântico do Peter, ou até mesmo em Thor: Ragnarok fazer um funeral do Odin… sugestões.

3. Vilões

Disso todo mundo já tá careca de ouvir. Loki foi o melhor vilão dos filmes da Marvel, e não representa nem 10% do maníaco assassino que se vê nas HQs. Alguém lembra do Elfo Negro Malekith? Ou do vilão de Homem de Ferro 2 que eu nem lembro o nome ou o que ele queria?

E o resto dos antagonistas nada mais foram do que ouro jogado no lixo, como Ultron e Kaecilius, que tinham ótimos planos e motivos até consideráveis, mas que foram descartados sem terem tempo pra mostrar todo seu potencial.

4. Ser mais sincera quanto ao tom

Se Guardiões da Galáxia foi um filme de humor assumido desde os trailers até o agradável resultado final, Vingadores: A Era de Ultron e Doutor Estranho foram vendidos como filmes mais sombrios e profundos, e até mesmo nas entrevistas os próprios atores falavam sobre isso, com aquela velha história de ser o “filme mais sério da Marvel”, como se pode ver em algumas manchetes:

Capitão América: Guerra Civil será o filme mais sombrio da Marvel

Doutor Estranho é “mais sombrio e sério” que os outros filmes da Marvel”

Sequência de Vingadores se apropria de clima mais sombrio

Mas você já sabe o resultado disso. Ultron virou um comediante do apocalipse, disputando com seu criador quem fazia as piadas mais sem graça; e o Doutor Estranho a cada 10 minutos enfiava uma piadinha na nossa goela. Beyoncé? Eminem? Wong? Isso só foi engraçado nas primeiras dez vezes. O Paul Rudd disse que Homem-Formiga seria o filme mais triste por abordar a relação Pai e Filha, e no final isso ficou de lado e foi subaproveitado.

Pelo menos em Homem-Aranha: De Volta ao Lar, nos venderam um filme que você realmente quer ver do personagem.

5. Explicações melhores

No final do primeiro Os Vingadores, a nave-mãe dos Chittauri é destruída, e por alguma razão, todos os aliens que estão na Terra, durante a invasão e no meio da batalha com os heróis caem e tudo fica bem. E em Homem de Ferro 3, quando parecia que Tony Stark iria desistir da vida de herói para ficar com Pepper, mas logo está de volta em Vingadores 2 sem nenhuma explicação. Ou no próprio Os Vingadores, onde supostamente Thor estava preso em Asgard após ELE MESMO destruir a ponte do Arco-Íris no seu filme e afirmar que seria impossível voltar pra Terra, mas quando Loki aparece, lá está ele, em cima do jatinho dos Avengers. Estranho, né?

Ou então do Ultron, que em uma semana consegue Vibranium, monta um exército, consegue uma joia do infinito e um plano concreto para destruir a Terra, e é morto na pancada pelo Hulk? Ele não era tão inteligente o suficiente pra pelo menos ver a fera verde no radar do seu avião e desviar?