Monogatari (物語, Monogatari) É uma série de light novels japonesa criada por Nishio Ishin e ilustrada pelo desenhista taiwanês Vofan. A série é lançada pela editora Kodansha na revista Kodansha Box, tendo até o momento, 18 volumes publicados e pelo menos mais um planejado. A história gira em torno de Koyomi Araragi, um estudante do terceiro ano do ensino médio japonês que recentemente sobreviveu a um encontro com um vampiro, sendo então introduzido ao mundo dos vários tipos de criaturas misteriosas do folclore japonês.

Uma adaptação para anime dirigida por Akiyuki Shinbo estreou em 3 de Julho de 2009 e teve um total de 15 episódios, sendo 12 exibidos na televisão e 3 na internet. Foram produzidas seis sequencias da série:Nisemonogatari exibida entre 7 de janeiro e 17 de março de 2012, Nekomonogatari (Kuro) exibida em 31 de dezembro de 2012, Monogatari Series Second Season exibida entre 3 de julho e 28 de dezembro de 2013, Hanamonogatari exibido em 16 de agosto de 2014, Tsukimonogatari exibido em 31 de dezembro de 2014, e Owarimonogatari começada a ser exibida em 4 de Outubro de 2015. Três filmes irão dividirKizumonogatari, sendo o primeiro deles Tekketsu-Hen lançado em 08 de janeiro de 2016, e os outros dois Nekketsu-Hen e Reiketsu-Hen com previsões para agosto e dezembro de 2016 respectivamente.

  • Enredo: A light novel segue a história de Koyomi Araragi, um estudante do terceiro ano do ensino médio que se tornou um “quase-humano” após se tornar um vampiro, durante um curto período de tempo. Um dia, uma colega de classe chamada Hitagi Senjougahara, que nunca fala com ninguém, cai das escadarias da escola direto nos braços de Koyomi. Ele então descobre que ela não tem peso, desafiando as leis da física. Mesmo sendo ameaçado por ela e avisado para que ficasse longe e esquecesse o que presenciou, Koyomi oferece ajuda e a apresenta a Meme Oshino, um estranho homem de meia idade que vive num prédio abandonado e que o fez voltar a ser humano novamente.A série introduz uma nova protagonista para cada arco, cada uma envolvendo um elemento do folclore japonês diferente. Cada uma delas possui um item que simboliza seu fantasma, tal como o grampeador de Hitagi (uma garra de caranguejo), a mochila de Mayoi (o casco de um caracol), o braço de Suruga (o braço de macaco), o chapéu e a ruflante blusa de Nadeko (a cabeça e pele de cobra), e a roupa amarela com listras pretas de Karen (as cores de uma abelha). Os eventos do arco anterior tem papel importante nos arcos subsequentes.A característica marcante da série são os longos e acelerados diálogos entre os personagens, que contêm um grande número de paródias e referências a outras séries.

Abaixo uma ordem cronológica:

  1. Bakemonogatari: Cobre as 2 primeiras novels. Contém os arcos Hitagi Crab, Mayoli Snail, Suruga Monkey, Nadeko Snake e Tsubasa Cat. Tem 15 episódios adaptando um total de 5 arcos.
  2. Nisemonogatari: Cobre as novels 4 e 5. Contém os arcos Karen Bee and Tsukihi Phoenix. Foi adaptado em 11 episódios.
  1. Nekomonogatari: Kuro; Novel 6. Prequel do arco Tsubasa Family. Foi adaptado em 4 Ovas.
  2. Monogatari Series Second Season: Segunda temporada. Adapta as novels 7 à 12, excluindo Hanamonogatari, a novel 9. Tem um total de 26 episódios, adaptando 5 arcos: Nekomonogatari: Shiro, Kabukimonogatari, Otorimonogatari, Onimonogatari e Koimonogatari.
  3. Hanamonogatari: Adapta a novel 9. Tem um total de 5 Ovas.
  4. Tsukimonogatari: Adapta a novel 13. Tem 4 Ovas.
  5. Owarimonogatari: Adapta das novels 15 à 16. Foi adaptado em (fuckings) 12 episódios.
  6. Koyomonogatari: Adapta a novel 14. Foi adaptado em 12 episódios de 12 minutos.
  7. Kizumonogatari: Adapta a novel 13. Conta como o protagonista conheceu a vampira, foi adaptado em 3 filmes.