Do que se trata a religião ? Não apenas de adorar à uma divindade, mas é na verdade uma grande forma de se socializar. Principalmente nos dias de hoje. A religião surge como algo que faz as pessoas que acreditam em suas ‘propostas’ terem um motivo para continuarem vivas, um motivo para lutarem até o fim e se confortarem acreditando que depois de tudo, depois da morte, ainda existirá algo.

A religião se trata mais de se convencer. Olhe para o Brasil, um país onde em cada esquina se encontra uma igreja. As pessoas cantam, pulam, gritam, esperando uma salvação, esperando assim terem créditos com o seu deus. Não é hora de questionar religiões, mas o maior catalisador da fé atualmente é justamente ter créditos para poder pedir depois. Claro que ninguém vai assumir isso, talvez porque os que fazem até não tenham noção do que estão querendo, ou se estão fazendo uma troca com o ser ao qual adoram.

Em Westworld, Maeve sem perceber já havia acordado no mundo de fora, o mundo que controla o seu mundo. Pra ela tudo poderia ser um sonho, porém ela não foi a única a ver os homens do Dr. Ford que fazem a manutenção do parque. Como isso aconteceu, ainda não foi mostrado, mas não deve ser muito difícil de entender. Maeve não é tão especial assim.

Os Nórdicos viam raios caindo do Céu e assim criaram Thor. Os gregos atribuíam todas as características humanas à deuses que viviam num Olimpo. E os anfitriões da Westworld consideram os homens da manutenção de Dr. Ford, que vão e vêm arrumando o que está errado no parque, como deuses que andam entre mundos.

O quarto episódio da temporada, “The Dissonance Theory”, lida muito bem com esses fatos e já dá um ponta-pé inicial nas crenças, que estão sendo trabalhadas por Ford em seu novo ciclo de narrativa. Como outros personagens já citaram, esse ciclo irá afetar diversos outros anfitriões e alterar drasticamente o rumo de suas histórias, mas por qual motivo ? Maeve já foi afetada, mas estaria o Doutor Ford apenas querendo ser um artista e dar aos visitantes mais aventuras ?

Louvem a imagem de Deus. Feita pelo Homem.
Louvem a imagem de Deus. Feita pelo Homem.

Ou ele quer atingir alguém diretamente ? Um tal de Homem de Preto ? Talvez Ford seja o vilão da história, mas ainda não mostrou sua verdadeira face. Talvez ele seja a criação mais inteligente de Arnold, que matou o próprio criador (ou o aprisionou na Westworld, como uma vingança), e passou a controlar todo o parque. Ford sempre disse que o seu trabalho era bancar Deus, e ele está conseguindo.

Tanto que passou do ponto da criação e chegou ao estágio onde os parte dos habitantes do seu mundo fictício acreditam em algo maior e a outra parte não. Pena que para o velho Ford, não vai demorar muito para que os anfitriões descubram quem é o seu ‘deus’. E talvez eles não gostem nem um pouco.