Nos últimos anos, as ferramentas pro desenvolvimento de jogos se tornaram mais disponíveis e o próprio processo foi desmistificado. Como resultado, alguns jogadores com tempo extra em suas mãos – ou que buscam aprimorar o seu currículo – acabam lançando jogos feitos por fãs que são tão bons – se não melhores – do que alguns títulos oficiais. E na maioria dos casos, você pode baixar e jogá-los agora e gratuitamente. Aqui estão alguns dos impressionantes jogos que fãs fizeram inteiramente por conta própria.

Mega Man: Day in the Limelight

Como um fã poderia melhorar a já estelar série Mega Man? Criando um jogo dos vilões do Mega Man! Num título tradicional Mega Man, o herói de capacete azul atravessa fases de plataformas complicadas até a batalha contra o chefe, que concede ao Mega Man um poder exclusivo. Limelight gira o tabuleiro, permitindo que você use esses vilões e seus poderes pra navegar através das fases clássicas ao estilo Mega Man. Suas habilidades únicas permitem que os jogadores enfrentem cada fase de forma diferente, dependendo do chefão a ser utilizado e essas aventuras heterodoxas continuaram com algumas sequências.

<hr />
Pokémon Uranium

Pokémon Uranium é um jogo que levou quase uma década pra ficar pronto e foi lançado por um brasileiro de 22 anos, o que significa que ele trabalhou no projeto desde que era adolescente. Os anos de trabalho duro e dedicação extrema compensaram quando o jogo foi lançado gratuitamente pra todos que queriam uma experiência nova e singular da franquia Pokémon – e todos queríamos, só não sabíamos disso ainda. Uranium foi baixado milhões de vezes antes da Nintendo persegui-lo e tirá-lo do ar. Mas os downloads continuaram em outros lugares, principalmente em torrents, garantindo que Uranium tenha uma longa vida útil.

<hr />
Installation 01, A Fan Made Halo Multiplayer Game

Se você deu uma olhada no vídeo acima e pensou: “Bem, isso é só um multiplayer regular de Halo”, então você acabou de deixar 30 fãs obstinados de Halo muito felizes. Isso não é um jogo de Halo desenvolvido e publicado pela Microsoft, isto é Installation 01, o resultado do trabalho esforçado de um grupo de fãs de Halo que querem que jogadores de todo o mundo experimentem as emoções que causam o vício do multiplayer do Halo. O objetivo é incluir um monte dos antigos e amados mapas de Halo e também novos e originais mapas dos fãs.

<hr />
Goldeneye: Source

Levou um total de dez anos pra um grupo de fãs de GoldenEye extremamente dedicados renovarem e atualizarem os gráficos e sons do jogo completamente a partir do zero, mantendo todos os 25 mapas, todos os 10 modos de jogo, todas as 28 armas e todos os personagens clássicos originais. O jogo épico de Nintendo 64 está atualizado e preservado pra toda uma nova geração com Goldeneye: Source, uma recriação absolutamente fiel do original. Sim, você só tem que atirar sempre e rezar pra não estar na mira de ninguém. Ei, era um jogo de tiro em primeira pessoa num console na década de 90! O jogo não precisava de mais nada além disso.

<hr />
Black Mesa

Half-Life é um marco na história dos games e um trabalho seminal no gênero de tiro em primeira pessoa. Dizer que Half-Life mudou pra sempre os jogos é quase um eufemismo, mas vá em frente e tente jogá-lo hoje e veja o quão longe estamos dos gráficos ultrapassados dessa viagem nostálgica. O mod Black Mesa, no entanto, garante que qualquer jogador que queira jogar um dos maiores títulos de todos os tempos possa seguir em frente e encontrar gráficos tão bons que fazem parecer que Half-Life foi lançado hoje. Uma única coisa que a equipe por trás de Black Mesa não tocou foi a jogabilidade, que permaneceu original e descomplicada.

<hr />
Organ Trail

Alguma vez você jogou Oregon Trail e imaginou que fosse sobre hordas de zumbis comedores de carne? Não? Bem, aparentemente esse é o jeito que ele sempre foi concebido pra ser jogado e agora você pode graças ao Organ Trail, um jogo sobre um carro cheio de pessoas tentando sobreviver ao apocalipse zumbi – e sim, você ainda pode morrer de disenteria. Se um membro da sua equipe for infectado pelo vírus zumbi, mate-o e mantenha a viagem até o próximo posto de gasolina. Você vai enfrentar gangues de motociclistas e encontrar facções rivais que tentam invadir seu território. Oh, e zumbis. Muitos zumbis.

<hr />
DoomRL

Quem poderia imaginar um dos mais viscerais e intensos jogos de tiro em primeira pessoa como um magnifico jogo “roguelike”? “Roguelike”, pros não iniciados, são jogos onde uma fase muda a cada partida. Quando você se move de uma fase pra outra, o jogo gera automaticamente coisas como salas, armas e inimigos através de configurações pré-determinadas. E alguém criou um jogo de Doom com isso, com visão “topdown” e tudo – incrível. Não só mantiveram todas as coisas que os fãs amam sobre a série Doom – principalmente sangue, tripas e violência -, mas acrescentaram algo novo: DoomRL tem elementos de RPG. Os jogadores são recompensados ocasionalmente com pontos que podem ser investidos a qualquer atributos que escolhem e personalizar o jogo ao seu estilo individual. Quer desbravar o inferno com uma espingarda embalada com munição extra? Você pode fazer isso. Quer um tanque? Você pode fazer isso também. DoomRL lhe permite jogar como quiser…

<hr />
Mushroom Kingdom Fusion

Mushroom Kingdom Fusion pode ser o jogo fã supremo com seu enorme conglomerado de personagens e fases de uma enorme lista de clássicos dos 8 e 16 bits. Jogue como Sonic the Hedgehog em um tabuleiro de Campo Minado. Jogue como Wario através de uma fase de Castlevania. Jogue como o Shinobi através de uma fase de Arkanoid preenchida com Goombas da série Super Mario. Os criadores inclusive disponibilizaram o código pra que qualquer um com conhecimento e tempo em mãos possa adicionar mais fases e personagens.

<hr />
Skywind

Skywind pode ser o jogo mais ambicioso nesta lista. Sua equipe criativa é composta de dezenas de fãs de Elder Scrolls de todo o mundo, os quais se uniram pra realizar um objetivo: pegar o que é amplamente considerado o melhor jogo da série Elder Scrolls, Morrowind de 2002, e atualizá-lo dentro de Skyrim. O projeto está em progresso há um longo tempo e a equipe fez muito progresso, mas ainda tem muito trabalho pela frente. Mas a julgar pelos vídeos de produção que a equipe lança periodicamente, eles estão fazendo um trabalho maravilhoso ao preservar um favorito dos fãs.

 <hr />
AM2R: Return of Samus 

Lançado bem a tempo pro 30º aniversário de Metroid, os fãs ganharam um remake de Metroid 2. Não, literalmente. O jogo é chamado de another Metroid 2 Remake – ou – apenas AM2R. Um dos melhores jogos de todos os tempos numa revisão HD – e decididamente não autorizada – que garantiu uma ameaça de ação judicial pelos direitos autorais. Difícil argumentar com as ações da Nintendo, mas o que é que eles esperam quando os fãs estão clamando por versões atualizadas dos jogos clássicos que eles se recusam a fornecer? Com um buraco tão escancarado no mercado, alguém é obrigado a tentar preencher o vazio. O jogo não é exatamente um remake de Metroid 2, pois inclui adições mais recentes da série, como Metroid Fusion e Metroid Zero Mission, mas, em seu núcleo, é um jogo Metroid e ainda é – sem dúvidas – o melhor jogo de uma série lendária.

 

Loading Facebook Comments ...