Em um mundo onde ninguém comete erros, os super-heróis seriam dispensáveis. Mas no mundo real – e até nos mundos fictícios -, ninguém é perfeito, inclusive os homens e mulheres que compõem o Universo Cinematográfico Marvel.

Desde os Vingadores até os X-Men, as pessoas por trás dos nossos filmes de super-heróis favoritos são tão humanas quanto o resto de nós, e aqui estão alguns erros que dispensam super-visão pra detectar.

Deadpool: A evolução do autorretrato1

Durante sequência de abertura elaborada de Deadpool, vemos um rascunho esfarrapado, que mostra o nosso anti-herói usando espadas pra decapitar um vilão sem nome. Mas quando Deadpool exibe o autorretrato – e revela que o nome do vilão é Francis -, ele está usando pistolas e… Bem, o desenho está um bocado diferente. Talvez o Deadpool tenha feito um monte de desenhos, só caso ele perdesse um ou outro na ação.

<hr />Homem de Ferro: O fone de alta tecnologia da Pepper2

Quando Tony Stark não é o Homem de Ferro, ele é um playboy bilionário numa mansão cheia de tecnologia de alto nível, a frente até do Bluetooth. Depois de um rápido corte em Homem de Ferro, o fone de ouvido sem fio que a Pepper – Gwyneth Paltrow – está usando durante uma chamada telefônica desaparece mais rapidamente do que Terrence Howard desapareceu do elenco de Homem de Ferro 2.

<hr />Vingadores: Regeneração do Capitão América3

Sabemos que o Capitão América se tornou um cara durão depois que o governo injetou-lhe o soro do super-soldado, mas sua roupa não é feita de qualquer tecido autorregenerativo. Durante a batalha final dos Vingadores, ele recebe uma explosão de laser no lado esquerdo do abdômen. A lesão na sua pele e uniforme permanecem por pouco tempo, mas magicamente some na cena final.

<hr />O Espetacular Homem-Aranha 2: Mochila encantada4

Peter Parker – Andrew Garfield -, obviamente, precisa lidar com todo tipo de situação e já inventou alguns apetrechos pra ajudar no combate ao crime – e, aparentemente, no dia a dia também. Depois de chegar correndo na cerimônia de formatura de Gwen Stacy n’O Espetacular Homem-Aranha 2, sua mochila salta repetidamente de um ombro pro outro.

<hr />Homem-Formiga: O martelo da pistola5

Um dos muitos poderes legais do Homem-Formiga é controlar enxames de formigas com a mente. Que seria particularmente útil quando o vilão Darren Cross – Corey Stoll – aponta uma pistola pra cabeça do Homem-Formiga – Paul Rudd – e um exército de formigas engasga arma. No entanto, o tipo de pistola que Cross está segurando em toda a cena não tem qualquer martelo externo que é mostrado no close-up.

<hr />X-Men Origens – Wolverine: A barba do Gambit6

Não falta homens peludos na vida do Wolverine, mas Gambit – Taylor Kitsch – é um caso a parte em X-Men Origens: Wolverine de 2009. Quando encontra Wolverine num bar, ele tem um bigode desalinhado e barba. Mas depois de estourar Logan contra uma parede, ele está subitamente muito bem barbeado. Dentre tantos erros compreensíveis, este é imperdoável.

<hr />Homem-Aranha: Meia volta7

Às vezes a ciência por trás das teias do Homem-Aranha é um pouco duvidosa, mas o Amigão da Vizinhança não deveria quebrar as leis da física nesse caso. Durante uma cena no primeiro filme do Homem-Aranha em que grandes pedaços de um edifício são vistos prestes a cair em um lindo casal, vemos o par gritando e correndo de frente pra câmera. Mas apenas uma fração de segundo mais tarde, quando o Cabeça de Teia está prestes a puxá-los pra segurança, eles estão instantaneamente virados pro outro lado… E não estão correndo.

<hr />Capitão América – O Soldado Invernal: Maldito GPS8

Pra um filme sobre agentes militares secretos e tecnologia ultra-avançada, a geografia foi deixada de lado em Capitão América: O Soldado Invernal. Nas descrições de dois locais separados – um sendo a sede da S.H.I.E.L.D. em Washington D.C. -, os cineastas postaram as coordenadas de localização na tela. Mas embora as latitudes pareçam corretas, as longitudes são listados como “norte” e “sul”, quando deveriam ser “leste” e “oeste”.

<hr />Vingadores – Era de Ultron: Bruxaria9

Embora este erro possa parecer menor, é incrivelmente chocante vê-lo em tempo real. Enquanto a Feiticeira Escarlate – Elizabeth Olsen – conversa com o Capitão América numa cena de Vingadores: Era de Ultron, ela fica com a cabeça inclinada pro lado esquerdo da tela. Mas na próxima cena, ela está inclinando a cabeça pro outro lado. Claro, a Feiticeira Escarlate pode controlar mentes, mas ela não deveria brincar com as nossas.

<hr />Deadpool: Selfies estranhas10

Os planos de Deadpool muitas vezes não saem exatamente como ele pretendia – e, aparentemente, nem suas fotos. Durante um dos fugazes momentos felizes na vida pré-super de Wade Wilson – Ryan Reynolds -, ele tira uma foto com sua namorada. Mas quando vemos a Polaroid real, tanto as poses e os sorrisos são completamente diferentes. Há uma chance de que ele apenas se lembre de forma diferente, mas é muito mais provável que os cineastas não tenham alinhado as cenas.